Com o objetivo de mostrar apoio ao Movimento das Fábricas Ocupadas por Trabalhadores, o deputado Raul Marcelo (PSOL) promoveu nesta sexta-feira, 20/7, no auditório Franco Montoro, uma audiência pública com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Campinas Marcela Moreira e de representantes de vários movimentos, entidades e agrupamentos políticos. O assunto central da audiência foi a ocupação das fábricas Cipla, Interfibra e principalmente a Flaskô, uma fábrica que atua no ramo de embalagens plásticas industriais.
Foto: Auditório Franco Montoro ficou lotado para a audiência
Para iniciar, os representantes da Flaskô fizeram um breve histórico da situação das fábricas ocupadas no Brasil. Pedro Santinho, coordenador da comissão da Flaskô, afirmou que o objetivo do movimento é a estatização dessas fábricas, pois crê que esta é única maneira de cumprir as funções sociais e melhorar as condições dos trabalhadores. Além disso, fez críticas aos políticos que tentam desestimular os movimentos dos trabalhadores e se mostrou contra a intervenção de outros países na questão das fábricas ocupadas.
Segundo o outro representante do conselho de Fábrica da Flaskô, Aldemir, é importante buscar apoio político, se manifestar e se unir aos outros movimentos. “A luta é árdua, mas com certeza a vitória virá”.
A vereadora Marcela Moreira constatou que os trabalhadores possuem muita força e precisam se organizar para atingirem seus objetivos, até que todos possam contar com uma sociedade onde a renda seja melhor distribuída e não fique concentrada nas mãos de poucos. “É preciso enfrentar o neoliberalismo que apenas retira direitos dos trabalhadores”, disse.
O encontro esclareceu aos participantes as ações do movimento das fábricas ocupadas e estimulou os trabalhadores a lutarem pelos direitos.
Fonte: Assembléia Legislativa